Economia

Endividamento das famílias paulistanas cai em outubro

Percentual de famílias paulistanas endividadas caiu 9,1 pontos percentuais em outubro ante igual período do ano passado

Dívidas: no mês, 45,3 por cento das famílias entrevistadas disseram ter algum tipo de dívida (Getty Images/Getty Images)

Dívidas: no mês, 45,3 por cento das famílias entrevistadas disseram ter algum tipo de dívida (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2014 às 12h39.

São Paulo - O percentual de famílias paulistanas endividadas caiu 9,1 pontos percentuais em outubro ante igual período do ano passado, segundo pesquisa mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgada nesta segunda-feira.

No mês, 45,3 por cento das famílias entrevistadas disseram ter algum tipo de dívida, patamar também inferior aos 47,8 por cento apurados em setembro. Na visão da FecomercioSP, a queda no nível de endividamento das famílias está ligada a um cenário de menor crescimento econômico, com inflação e juros em alta e menor geração de empregos no país.

"Nos últimos meses, o conjunto desses fatores tem deixado o consumidor mais cauteloso na obtenção de novos financiamentos, reduzindo gradativamente o nível de endividamento das famílias", afirmou a entidade, em comunicado.

A quantidade de famílias com contas atrasadas foi a menor desde janeiro de 2012, com 10,7 por cento apontando a situação, recuo de 8 pontos percentuais sobre um ano antes e de 1 ponto percentual na comparação com setembro.

Segundo a FecomercioSP, o cartão de crédito segue como principal tipo de dívida, utilizado por 63,1 por cento das famílias analisadas. Aparecem em seguida financiamento de carro (22,4 por cento), carnês (15,6 por cento) e financiamento de casa (15,1 por cento).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDívidas pessoaiseconomia-brasileiraFecomércioMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Economia

INSS começa a devolver descontos indevidos a partir de segunda-feira

Fórum em SP sela nova fase de cooperação econômica entre Brasil e União Europeia

Haddad sinaliza ampliação de contingenciamento para compensar perdas com recuo no IOF

Alerta do mercado levou o governo a recuar em parte de medida do IOF, diz Haddad