Economia

Endividamento das famílias fica estável em novembro

O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (28) pela CNC


	Contas: o percentual de famílias que se declararam muito endividadas passou de 11,7% em outubro para 12,1% em novembro
 (Dave Dugdale/Creative Commons)

Contas: o percentual de famílias que se declararam muito endividadas passou de 11,7% em outubro para 12,1% em novembro (Dave Dugdale/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 15h24.

Rio de Janeiro – O percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 59% em novembro, apresentando ligeira queda na comparação com outubro, quando foi de 59,2%. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (28) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em novembro do ano passado, o índice foi o mesmo – 59%.

As dívidas pesquisadas são referentes a cheques pré-datados, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal e prestação de carro ou de seguro. A pesquisa demonstrou também que houve um pequeno aumento no número de famílias com dívidas ou contas em atraso, que foi de 20,5% em outubro e 21% em novembro. Em novembro de 2011, o percentual era de 20%.

Já as famílias pesquisadas que disseram não ter condições de pagar as dívidas foi de 6,8% em novembro, comparado a 7% em outubro e a 7,3% em novembro de 2011. O percentual de famílias que se declararam muito endividadas passou de 11,7% em outubro para 12,1% em novembro, registrando alta de 0,4 ponto percentual. O índice, porém é bem menor se comparado com novembro de 2011, quando atingiu 16%.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEmpréstimosDívidas pessoais

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025