Economia

Endividamento das famílias em abril foi recorde, diz BC

Esse indicador vem crescendo desde o início da série histórica do BC, em janeiro de 2005


	Carteira vazia: os técnicos do BC costumam argumentar que o maior endividamento é decorrente do crescimento do crédito imobiliário.
 (Getty Images)

Carteira vazia: os técnicos do BC costumam argumentar que o maior endividamento é decorrente do crescimento do crédito imobiliário. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2013 às 14h47.

Brasília – O endividamento das famílias com o sistema financeiro continua a subir. De acordo com dados do Banco Central (BC), em abril, a dívida total das famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses.

Esse indicador vem crescendo desde o início da série histórica do BC, em janeiro de 2005. O resultado de abril é recorde da série.

Ao se desconsiderar desse indicador o endividamento com financiamento imobiliário, o percentual ficou estável entre março e abril em 30,47%. O patamar mais elevado desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em agosto de 2012 (31,49 %). No início da série histórica, estava em 15,29%.

Os técnicos do BC costumam argumentar que o maior endividamento é decorrente do crescimento do crédito imobiliário. Para o BC, as famílias estão trocando dívidas de consumo por aquisição de patrimônio.

Acompanhe tudo sobre:Banco Centraleconomia-brasileiraInadimplênciaMercado financeiro

Mais de Economia

Haddad diz a Moody's que meta fiscal será cumprida pelo 2º ano consecutivo em 2025

União vai garantir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS se necessário, afirma Tebet

Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)

Trump chama presidente do Fed de 'tolo' após anúncio de manutenção da taxa de juros