Economia

Empréstimo a bancos não reanimou crédito, diz vice do BCE

Dados do BCE divulgados nesta quarta-feira mostraram que os bancos reduziram empréstimos a empresas da zona do euro em fevereiro

"Nossas LTROs (sigla em inglês para operações de refinanciamento de longo prazo) eram para responder à pressão de financiamento no curto prazo e nada mais" (Ralph Orlowski/Getty Images)

"Nossas LTROs (sigla em inglês para operações de refinanciamento de longo prazo) eram para responder à pressão de financiamento no curto prazo e nada mais" (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2012 às 16h06.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) emprestou mais de 1 trilhão de euros a bancos da zona do euro para responder às suas pressões de financiamento de curto prazo e não para reanimar o crédito ou resolver a crise da dívida soberana, afirmou o vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio.

Dados do BCE divulgados nesta quarta-feira mostraram que os bancos reduziram empréstimos a empresas da zona do euro em fevereiro, sugerindo que a enxurrada de dinheiro que o BCE injetou ainda não serviu para impulsionar as debilitadas empresas na economia em geral.

"Nossas LTROs (sigla em inglês para operações de refinanciamento de longo prazo) eram para responder à pressão de financiamento no curto prazo e nada mais", disse Constâncio em Frankfurt.

"Nunca passou pela nossa cabeça que estaríamos resolvendo a crise da dívida soberana com isso (LTROs)", acrescentou. "Bancos não decidem dar crédito só porque têm reservas." (Reportagem de Eva Kuehnen)

Acompanhe tudo sobre:BancosBCEEuropaFinançasUnião Europeia

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo