Economia

Empresas japonesas mostram otimismo entre abril e junho

Resultado sugere que a radical política econômica japonesa está impulsionando a moral nas empresas


	Fábrica da Nissan Motor em Iwaki, em Fukushima, no Japão: sentimento econômico medido junto às maiores fabricantes do país ficou positivo em 5.0 entre abril e junho
 (Chang-Ran Kim/Reuters)

Fábrica da Nissan Motor em Iwaki, em Fukushima, no Japão: sentimento econômico medido junto às maiores fabricantes do país ficou positivo em 5.0 entre abril e junho (Chang-Ran Kim/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 10h38.

Tóquio - Pela primeira vez em três trimestres, as indústrias japonesas reportaram otimismo com suas condições de negócio entre abril e junho, apontou uma pesquisa do governo nesta terça-feira, sugerindo que a radical política econômica japonesa está impulsionando a moral nas empresas.

O sentimento econômico medido junto às maiores fabricantes do país ficou positivo em 5.0 entre abril e junho, contra um resultado negativo em 4.6 entre os meses de janeiro e março, apontou o levantamento conduzido pelo Ministério das Finanças em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica e Social, um braço do Gabinete executivo.

A expectativa é que o índice suba para 16.6 entre julho e setembro, mostrou a pesquisa. O resultado anterior havia projetado um número positivo em 10.1 para o mesmo período.

As grandes empresas japonesas esperam elevar o gasto de capital em 7,2 por cento no ano fiscal iniciado em abril, contra uma perspectiva de diminuí-lo em 6,5 por cento mostrada na última divulgação do índice, sinalizando que as companhias estão cada vez mais dispostas a aumentar investimentos.

O resultado vem a público antes da aguardada pesquisa "tankan" do sentimento de mercado das empresas, divulgada pelo Banco do Japão em 1o de julho.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoConfiançaNível de confiança

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025