Economia

“Emenda Nutella” preocupa franceses

Segundo blog do jornal Le Monde, a justificativa para o aumento de cerca de 300% no imposto do óleo de palma está na saúde

Nutella: em setembro, François Holande afirmou que seu governo iria propor um orçamento com cerca de 20 bilhões de euros em novos impostos (Divulgação)

Nutella: em setembro, François Holande afirmou que seu governo iria propor um orçamento com cerca de 20 bilhões de euros em novos impostos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 14h30.

São Paulo – O preço da Nutella pode aumentar na França e isso vem preocupando a população. O senado do país aprovou um aumento no imposto sobre o óleo de palma, ingrediente responsável por mais de 25% da composição do famoso creme de avelã, segundo blog do jornal francês Le Monde.

Na prática, o aumento provocado pela chamada “emenda da Nutella” em um pote de cinco quilos do doce, que custa 37 euros, seria de 30 centavos de euros, segundo o France Tvinfo. 

Apesar do apelido da medida, a Nutella não será a única afetada. Bolos, pratos prontos, pizzas e sorvetes também usam óleo de palma. A justificativa para o aumento de cerca de 300% no imposto do óleo de palma está na saúde. O produto é considerado muito gorduroso e sua produção prejudica o meio-ambiente. A ideia é que a taxa maior leve os produtores a substituírem esse óleo. 

O senado também votou pelo aumento dos impostos sobre cigarros, cerveja e bebidas energéticas. A França tem prestado atenção aos impostos. Em setembro, o presidente do país, François Holande, afirmou que seu governo iria propor um orçamento com cerca de 20 bilhões de euros em novos impostos e 10 bilhões de euros em cortes de gastos. Um dos impostos pesaria sobre os mais ricos. O país tenta cumprir as obrigações de redução de seu déficit orçamentário – de 4,5% do PIB em 2012 para 3% no próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:TrigoPaíses ricosEuropaFrançaAlimentosImpostosLeão

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos