Economia

Economias avançadas recuaram no último trimestre, diz OCDE

No quarto trimestre de 2012, as economias encolheram 0,2%


	Soldador trabalha nos EUA: a economia dos Estados Unidos recuou a quase zero no quarto trimestre de um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre
 (Jim Watson/AFP)

Soldador trabalha nos EUA: a economia dos Estados Unidos recuou a quase zero no quarto trimestre de um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2013 às 13h39.

Paris - As economias dos países avançados encolheram no último trimestre de 2012, apontando para uma ampla desaceleração, segundo dados da OCDE divulgados nesta terça-feira.

Em todo o ano passado, as economias da OCDE cresceram 1,3% em relação a 2011, enquanto a produção dos países aumentou 1,9%.

Já no quarto trimestre de 2012, as economias encolheram 0,2%, numa alta de 0,3% em relação ao trimestre anterior.

A economia dos Estados Unidos recuou a quase zero no quarto trimestre de um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne 34 países avançados, disse que a contração no último trimestre, em comparação com o trimestre anterior, foi a primeira desde a forte queda de 2,3% no primeiro trimestre de 2009.

A produção dos 27 membros da União Europeia encolheu 0,5%, disse a OCDE, destacando que a contração de 0,6% na Alemanha foi a primeira desde 2009.

As economias britânica e francesa encolheram 0,3%, um recuo em comparação ao crescimento de 0,9% na Grã-Bretanha no terceiro trimestre e 1% na França.

A economia italiana continuou caindo, pelo sexto trimestre consecutivo, em 0,9%.

No terceiro trimestre o Japão teve a maior queda entre os sete maiores países e no quarto trimestre, encolheu, pelo menos, 1%.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)OCDEPaíses ricos

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE