Economia

Economia russa se contrairá 0,8% em 2015, segundo governo

Vice-ministro de Economia, Alexei Vedev, no entanto, afirmou que a economia pode voltar a crescer em 2016


	PIB da Rússia: vice-ministro explicou que as previsões anteriores levavam em conta uma suspensão das sanções econômicas ocidentais em meados de 2015
 (Eric Feferberg/AFP)

PIB da Rússia: vice-ministro explicou que as previsões anteriores levavam em conta uma suspensão das sanções econômicas ocidentais em meados de 2015 (Eric Feferberg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 10h27.

Moscou - A economia da Rússia se contrairá 0,8% em 2015, previu nesta terça-feira o Ministério da Economia, que levou em conta fatores como as sanções internacionais contra o país e a tendência de queda dos preços do petróleo.

"A previsão atual prevê uma queda do PIB de 0,8% em 2015, frente um crescimento de 1,2%" previsto anteriormente, anunciou Alexei Vedev, vice-ministro de Economia, em entrevista coletiva.

Segundo o dirigente, o crescimento será "nulo ou ligeiramente negativo" no último trimestre deste ano, enquanto no primeiro de 2015 se espera "uma contração, principalmente devido à redução da demanda".

Vedev, no entanto, afirmou que a economia pode voltar a crescer em 2016. De acordo com o ministro, um dos um dos principais fatores para a contração da economia é a revisão em baixa do preço do petróleo da marca Urals de US$ 100 para US$ 80 o barril.

O vice-ministro explicou que as previsões anteriores levavam em conta uma suspensão das sanções econômicas ocidentais em meados de 2015, mas agora se espera que elas permaneçam até o final do ano que vem.

A última vez que a economia russa sofreu uma contração foi em 2009, quando o PIB teve queda de 7,8% devido à crise financeira internacional.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoRússiaPIB

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis