Economia

Economia está em ciclo sustentado de expansão, diz Tombini

O ritmo da economia brasileira está mais condizente com o equilíbrio interno e externo, avaliou o presidente do Banco Central

O consumo das famílias registrou crescimento de 5,9%, maior do que a alta do PIB, o que mostra que a  demanda doméstica continua sendo o grande suporte econômico (Lia Lubambo/EXAME)

O consumo das famílias registrou crescimento de 5,9%, maior do que a alta do PIB, o que mostra que a demanda doméstica continua sendo o grande suporte econômico (Lia Lubambo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2011 às 11h07.

Brasília - A economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão, em ritmo mais condizente com o equilíbrio interno e externo, avalia o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

Segundo dados divulgados hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 1,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao primeiro trimestre de 2010, o PIB registrou aumento de 4,2%.

Em nota divulgada pelo BC, Tombini diz que “a demanda doméstica continua sendo o grande suporte da economia”. A nota destaca que o consumo das famílias registrou crescimento de 5,9%, em relação ao primeiro trimestre de 2010, a 30ª variação positiva consecutiva nessa base de comparação. Para Tombini, esse desempenho tem sido impulsionado pela expansão moderada do crédito às famílias e pela geração de empregos e de renda.

“A formação bruta de capital fixo, uma boa medida do investimento, cresceu 8,8% no primeiro trimestre, em relação ao primeiro trimestre de 2010, um desempenho robusto e que sugere que o empresariado nacional permanece confiante nas perspectivas para a economia brasileira neste e nos próximos anos”, diz a nota do BC.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralConsumoEconomistasIndicadores econômicosMercado financeiroPersonalidadesPIB

Mais de Economia

Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS

Câmara dos Deputados aprova urgência para apreciação de projeto que revisa benefícios fiscais

PF deve instaurar inquérito para investigar ataque hacker a instituições financeiras

Câmara pode votar hoje urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários