Economia

Economia dos EUA tem crescimento moderado com guerra comercial, diz Fed

Relatório do Fed indica que empresários continuam otimistas apesar das preocupações com tarifas e incerteza nas políticas comerciais

Fed: o banco central disse que o crescimento de empregos parece "moderado" nas últimas semanas (Kevin Lamarque/Reuters)

Fed: o banco central disse que o crescimento de empregos parece "moderado" nas últimas semanas (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de setembro de 2019 às 16h17.

Washington — A economia dos Estados Unidos cresceu em um ritmo modesto nas últimas semanas, com o setor manufatureiro afetado por uma desaceleração global, enquanto as compras de consumidores deram sinais variados sobre a força dos gastos das famílias, informou o Federal Reserve nesta quarta-feira.

A guerra comercial em curso entre EUA e China se destacou no último Livro Bege do banco central dos EUA, que reúne relatos de empresas de todo o país, com vários de seus distritos informando que o conflito estava pesando sobre os negócios.

O relatório, divulgado antes da reunião de política monetária do Fed de 17 e 18 de setembro, quando a expectativa é de que as autoridades do banco central reduzam a taxa de juros para combater a desaceleração econômica, sugeriu que as empresas norte-americanas não esperam uma recessão para breve.

"Embora as preocupações com tarifas e incerteza nas políticas comerciais permaneçam, a maioria das empresas continuou otimista em relação às perspectivas de curto prazo", segundo o relatório do Fed.

O banco central disse que o crescimento de empregos parece "moderado" nas últimas semanas, um ritmo que está "em linha com o período anterior".

Mas a atividade manufatureira foi ligeiramente mais fraca do que o último período, disse o Fed.

O relatório detalhou uma série de preocupações das empresas com as tarifas,incluindo a perspectiva de que a incerteza sobre a direção da política comercial poderá diminuir o investimento.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemGuerras comerciais

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos