EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h26.
A economia americana cresceu menos do que esperado no primeiro trimestre do ano. A taxa anual do Produto Interno Bruto (PIB) foi revisada de 4,4% para 3,9%, segundo o Departamento de Comércio do país divulgou nesta sexta-feira (25/6). É a menor taxa desde o segundo trimestre do ano passado, quando os Estados Unidos ainda se recuperava dos ataques terroristas. No trimestre anterior, terminado em dezembro de 2003, o crescimento do PIB foi de 4,1%.
O resultado foi uma surpresa. A maior parte dos analistas e economistas não esperavam uma taxa diferente dos 4,4%. De acordo com o governo americano, a queda reflete um forte déficit na balança comercail (as importações cresceram de 5,9% para 10,4%) e gastos mais modestos dos consumidores internos, considerados"a veia da economia americana" peloThe Wall Street Journal, já que respondem por dois terços da atividade econômica do país.
A taxa de consumo interno, antes prevista em 3,9%, foi revista para 3,8%. Ainda assim, houve expansão: no final de 2003, a taxa havia ficado em 3,2%. A maior que foi registrada no consumo de bens duráveis, Passou de 4,2% para 3,7%.