Economia

Economia dos EUA cresce 3,5% no 3º trimestre

A economia americana cresceu a ritmo anual de 6,5% no terceiro trimestre desse ano


	Navio leva contêineres nos Estados Unidos: resultado superou as expectativas dos analistas
 (David Paul Morris/Bloomberg)

Navio leva contêineres nos Estados Unidos: resultado superou as expectativas dos analistas (David Paul Morris/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2014 às 11h25.

Washington - A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,5% no terceiro trimestre do ano, impulsionada fundamentalmente por um aumento das exportações e da despesa em Defesa, segundo informou o Departamento de Comércio do país.

O primeiro cálculo do governo sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) entre julho e setembro superou as expectativas dos analistas, que tinham previsto um crescimento de 3%.

O aumento de 3,5% no PIB entre julho e setembro foi menor que o do segundo trimestre, quando a economia cresceu a um ritmo anual de 4,6%, o maior desde o fim da crise em meados de 2009.

No terceiro trimestre, o aumento na despesa dos consumidores, que representa mais de dois terços do PIB, caiu de 2,5 para 1,8%, em relação ao registrado no período anterior.

De acordo com o relatório do Departamento de Comércio, as exportações registraram no terceiro trimestre um aumento de 7,8%, enquanto as importações caíram 1,7%.

A despesa do governo federal também teve um aumento significativo, de 10%, liderado por uma alta de 16% no setor de Defesa, a maior desde 2009.

A segunda estimativa do governo sobre o aumento do PIB no terceiro trimestre será divulgada no dia 25 de novembro.

No auge do crescente otimismo pelos recentes bons dados sobre o PIB e a redução do desemprego, o Federal Reserve (Fed) dos EUA concluiu na quarta-feira o multimilionário programa de estímulo monetário através da compra de bônus.

*Atualizada às 12h24 do dia 30/10/2014

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)ExportaçõesIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Governo reduzirá imposto de importação se preço de alimento no Brasil for maior do que no exterior

Festival da Primavera: China prevê 1,85 milhão de viagens diárias em 2025

RMB se mantém como 4ª moeda mais ativa do mundo em pagamentos globais

Brasil registra déficit de US$ 56 bilhões nas contas externas em 2024, o maior desde 2019