Economia

Economia da Venezuela deve encolher 12% neste ano, prevê FMI

A crise econômica e política que abala o país representa riscos de baixa significativa para o crescimento, segundo o órgão

Venezuela: o organismo adverte para o disparo da inflação, o colapso da moeda local, o bolívar, e a crescente probabilidade de uma crise humanitária (Juan Carlos Ulate/Reuters)

Venezuela: o organismo adverte para o disparo da inflação, o colapso da moeda local, o bolívar, e a crescente probabilidade de uma crise humanitária (Juan Carlos Ulate/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de julho de 2017 às 15h18.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Venezuela encolha 12% neste ano. Antes, o Fundo havia calculado que o Produto Interno Bruto (PIB) recuaria 7%.

"Esta crise política representa riscos de baixa significativa para o crescimento, caso ela piore mais ou se prolongue por um período longo", afirmou o FMI.

O organismo adverte para o disparo da inflação, o colapso da moeda local, o bolívar, e a crescente probabilidade de uma crise humanitária que pode levar a um grande êxodo de venezuelanos para países vizinhos.

Os dados do FMI são uma das poucas maneiras de avaliar a economia da Venezuela, onde o governo deixou de publicar dados básicos sobre a economia em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise políticaFMINicolás MaduroVenezuela

Mais de Economia

Haddad diz que pacote de corte de gastos está fechado com Lula e será anunciado em breve

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump