Economia

Economia chinesa irá superar a americana em 2019

Conclusão é do Relatório da Saúde das Nações feito pela Academia Chinesa de Ciências, disse o Global Times, sem oferecer detalhes sobre os critérios adotados

Xangai (AFP/ Philippe Lopez)

Xangai (AFP/ Philippe Lopez)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 20h33.

Pequim - A economia da China superará a dos Estados Unidos em seis anos, projeta um instituto de pesquisas oficial, e se tornará o país mais importante em mais três décadas, segundo informações da mídia estatal publicadas nesta quarta-feira.

A conclusão é do Relatório da Saúde das Nações feito pela Academia Chinesa de Ciências, disse o Global Times, sem oferecer detalhes sobre os critérios adotados para a projeção.

A economia chinesa seria maior que a dos EUA em 2019, segundo o documento, e o "status internacional" excederia o dos norte-americanos em 2049, no centésimo aniversário da fundação da República Popular.

Analistas internacionais costumam prever que a economia da China, devido a suas taxas de crescimento, superarão a dos EUA em termos de PIB ou de tamanho total, talvez na primeira metade deste século, mas divergem quanto à data exata ou quanto aos critérios.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)China

Mais de Economia

Brasil ainda espera resposta dos EUA para acordo comercial, diz Alckmin

Correios aprovam plano contra crise que prevê cortes e empréstimo de R$ 20 bilhões

Medidas governamentais favorecerão a construção civil em 2026

Retirada da tarifa de 40% pelos EUA é 'avanço' nas relações com o Brasil, diz CNI