Economia

Economia chinesa deve crescer cerca de 8% em 2013

A inflação deverá aumentar, especialmente porque os preços moderados dos alimentos em 2012 servirão como uma base baixa de referência


	China: o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 7,7% nos primeiros três trimestre de 2012, em comparação com o mesmo período de 2011
 (Feng Li/Getty Images)

China: o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 7,7% nos primeiros três trimestre de 2012, em comparação com o mesmo período de 2011 (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 18h07.

Pequim - O crescimento econômico da China provavelmente vai se recuperar no próximo ano para cerca de 8%, segundo o ex-assessor acadêmico do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), Li Daokui. "O crescimento econômico da China deve ter expansão relativamente rápida no ano que vem, especialmente na primeira metade do ano", afirmou Lu em um fórum.

"A taxa de crescimento poderá até ser maior que 8% na primeira metade do ano e o crescimento anual poderá ficar em cerca de 8%", disse Li. O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,7% nos primeiros três trimestre de 2012, em comparação com o mesmo período de 2011, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.

Segundo o ex-assessor, a inflação deverá aumentar, especialmente porque os preços moderados dos alimentos em 2012 servirão como uma base baixa de referência. O índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) deve aumentar 2,7% em 2013, apontou Li. Em outubro, o CPI teve alta de 1,7% ante o mesmo mês do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoPrevisões para 2013

Mais de Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'