Economia

Economia brasileira pode ter retração no 3º trimestre, diz LCA

Cenário de enfraquecimento da economia brasileira é reforçado pela evolução dos estoques indesejados na indústria e pela perda de confiança do empresário industrial.

Produção industrial está perdendo fôlego e não há sinais de recuperação (Drawlio Joca/Site Exame)

Produção industrial está perdendo fôlego e não há sinais de recuperação (Drawlio Joca/Site Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2011 às 11h34.

São Paulo – Relatório da LCA Consultores, divulgado após o anúncio do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao período de abril a junho, diz que o crescimento da economia brasileira deve ser próximo de zero no terceiro trimestre.

O quadro de desaceleração pode ser ainda pior, pois a consultoria “não descarta a possibilidade de alguma retração” entre julho e setembro deste ano.

“Os dados da sondagem PMI Manufacturing (HSBC/Markit Economics) de julho e agosto sugerem que há uma possibilidade de que o PIB brasileiro registre queda dessazonalizada neste 3º trimestre. Pelo terceiro mês consecutivo esse indicador está abaixo de 50 e, em agosto, ele atingiu o menor nível desde abril de 2009 (quando o Brasil ainda estava em recessão). E a perspectiva para setembro não é de recuperação, na medida em que o componente de Novas Encomendas recuou ainda mais do que o índice PMI total”, diz o relatório (veja gráfico abaixo).

Com base nesses dados, a LCA estima que poderia haver uma retração de 0,4% do PIB no terceiro trimestre, embora essa não seja a previsão oficial da consultoria, que será anunciada até segunda-feira.

O cenário de enfraquecimento da economia brasileira é reforçado, segundo a LCA, pela evolução dos estoques indesejados na indústria e pela perda de confiança do empresário industrial.

(Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas