Dólar: índice de preços vinculado aos gastos de consumo, aumentou liquidamente, a 1,8% no trimestre, frente a 0,2% do segundo trimestre (Susana Gonzalez/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 7 de novembro de 2013 às 14h40.
Washington - A economia dos Estados Unidos cresceu 2,8% no terceiro trimestre, em ritmo anual, segundo a primeira estimativa do Departamento do Comércio, que superou claramente as previsões dos analistas.
A estimativa média dos economistas situava o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,9%.
No segundo trimestre, o PIB cresceu 2,5%, enquanto no primeiro o aumento foi de 1,1%.
O índice de preços vinculado aos gastos de consumo (PCE), uma medida da inflação analisada pelo Federal Reserve (Fed, banco central), aumentou liquidamente, a 1,8% no trimestre, frente a 0,2% do segundo trimestre.
O crescimento do terceiro trimestre reflete principalmente o resultado positivo dos gastos de consumo (+1,5%), dos investimentos privados (+9,5%) e das exportações (+4,5%), destaca o Departamento do Comércio.
Globalmente, os gastos de consumo incidiram em mais de um ponto percentual no crescimento do PIB, um pouco menos que os investimentos privados (1,45 ponto percentual).
Os gastos do Estado federal, em queda há vários meses em consequência da crise orçamentária que provocou a paralisação dos serviços administrativos em outubro, caíram 1,7%.
O Departamento de Comércio informou, contudo, que não pôde dispor de todos os dados para fazer sua estimativa, devido à paralisia de muitos serviços administrativos durante mais de duas semanas e deve publicar uma nova avaliação no dia 5 de dezembro.