Economia

É preciso melhorar os balanços dos bancos, diz BCE

Banco Central Europeu considera que melhorar os balanços dos bancos é um passo necessário para restaurar o crescimento do crédito na zona euro


	Euro: "saneamento dos saldos das contas bancárias dos bancos europeus é um passo necessário para a expansão do crédito", avaliou membro do BCE
 (Getty Images)

Euro: "saneamento dos saldos das contas bancárias dos bancos europeus é um passo necessário para a expansão do crédito", avaliou membro do BCE (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 20h46.

Stuttgart - Melhorar os balanços dos bancos é um passo necessário para restaurar o crescimento do crédito na zona euro, disse Joerg Asmussen, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira .

"O saneamento dos saldos das contas bancárias dos bancos europeus é um passo necessário para a expansão do crédito", avaliou Asmussen durante um discurso em Stuttgart.

De acordo com o membro do BCE, os dois primeiros testes de estresse na região não restauraram a confiança no setor bancário europeu. "Eu acredito que esta seja a nossa terceira e última chance", disse.

No início de outubro, o BCE lançou uma revisão dos balanços das cerca de 130 instituições financeiras da zona do euro em uma tentativa de reforçar a confiança nos bancos europeus, que, por sua vez, devem estimular novos empréstimos para o setor privado, ajudando a recuperação da economia.

Asmussen também advertiu que a zona euro deve estar preparada para preencher lacunas de capital e que os bancos devem ser capazes de preencher essas lacunas através dos mercados. "Se os governos nacionais não puderem preencher as lacunas, o Mecanismo Europeu de Estabilidade poderia ser acionado", concluiu Asmussen. Ele apontou para o programa de resgate bancário da Espanha como um exemplo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:BalançosBancosBCEFinanças

Mais de Economia

Governo reduzirá imposto de importação se preço de alimento no Brasil for maior do que no exterior

Festival da Primavera: China prevê 1,85 milhão de viagens diárias em 2025

RMB se mantém como 4ª moeda mais ativa do mundo em pagamentos globais

Brasil registra déficit de US$ 56 bilhões nas contas externas em 2024, o maior desde 2019