Economia

É possível ter negociação de livre comércio com os EUA, diz Abe

Declaração do premiê japonês veio após Donald Trump assinar um decreto presidencial na segunda-feira que retirou os EUA da Parceria Transpacífico

Shinzo Abe disse que vai evitar especular sobre a política comercial de Trump até que o gabinete dele seja aprovado e as políticas se tornem mais claras (Yuriko Nakao/Reuters)

Shinzo Abe disse que vai evitar especular sobre a política comercial de Trump até que o gabinete dele seja aprovado e as políticas se tornem mais claras (Yuriko Nakao/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 09h13.

Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou nesta quinta-feira ser possível que Tóquio e Washington realizem negociações bilaterais sobre livre comércio na esteira da retirada dos Estados Unidos da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) pelo presidente Donald Trump.

Cumprindo uma promessa de campanha, Trump assinou um decreto presidencial na segunda-feira retirando os EUA do TPP e distanciando Washington de seus aliados asiáticos. Trump disse que o TPP vai roubar empregos e investimentos dos norte-americanos.

Questionado no Parlamento na quarta-feira sobre as negociações de um acordo comercial entre EUA e Japão, Abe disse que vai evitar especular sobre a política comercial de Trump até que o gabinete dele seja aprovado e as políticas se tornem mais claras. Trump deixou claro que prefere acordos comerciais bilaterais.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Economia

BNDES e banco da Ásia assinam memorando para destinar R$ 16,7 bi a investimentos no Brasil

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,3%; expectativa para inflação também sobe, para 4,4%

Boletim Focus: mercado vê taxa de juros em 12% no fim de 2025

Haddad diz que pacote de corte de gastos está fechado com Lula e será anunciado em breve