Economia

Dívida pública da Grécia cairá para 120% do PIB até 2022

Fonte antecipou informações do relatório da Comissão Europeia, que será publicado na sexta-feira


	Grécia: "O cenário base para a redução da dívida para 120% até 2022 não mudou, mas existem riscos que podem deixar os mercados nervosos", disse a autoridade
 (Yannis Behrakis/Reuters)

Grécia: "O cenário base para a redução da dívida para 120% até 2022 não mudou, mas existem riscos que podem deixar os mercados nervosos", disse a autoridade (Yannis Behrakis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2013 às 14h17.

Atenas - A dívida pública da Grécia deve cair para cerca de 120% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2022 se seu programa de consolidação estiver completamente implementado, mas a volta completa aos mercados de bônus será desafiadora, segundo uma fonte que antecipou informações do relatório da Comissão Europeia, que será publicado na sexta-feira.

Uma autoridade da zona do euro disse à Market News International que o relatório destaca que "nos primeiros anos após a conclusão do financiamento oficial, a volta da Grécia aos mercado será difícil."

"O cenário base para a redução da dívida para 120% até 2022 não mudou, mas existem riscos que podem deixar os mercados nervosos", disse a autoridade. Em sua visão, a Comissão deixou a porta aberta para outro haircut (desconto) na dívida grega.

"Os ministros de Finanças deixaram claro que se a Grécia atingir suas metas fiscais e alcançar superávits primários, o país poderá pedir um alívio da dívida por meio da extensão dos vencimentos dos empréstimos existentes e a redução das taxas de juros", disse a fonte.

Segundo ele, a Comissão vai manter sua previsão de que a economia grega vai se contrair 4,2% este ano e crescer 0,6% em 2014. A contração do ano passado foi revisada para 6,4%, de 6,0%. As informações são da Market News International.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEndividamento de paísesEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024