Economia

Em discurso, Lula destaca aumento do comércio com Irã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso hoje no encontro com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Palácio do Itamaraty, ressaltou a importância da cooperação entre os dois países nas áreas de ciência e tecnologia, comércio e investimentos. Lula informou que o comércio entre os dois países dobrou durante seu governo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2009 às 18h46.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso hoje no encontro com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Palácio do Itamaraty, ressaltou a importância da cooperação entre os dois países nas áreas de ciência e tecnologia, comércio e investimentos. Lula informou que o comércio entre os dois países dobrou durante seu governo e, em 2007, alcançou quase US$ 2 bilhões.

"Apesar do recuo no ano passado, é alvissareiro que, em 2009, as trocas não tenham perdido vigor, mesmo num contexto de crise econômica mundial", disse Lula, destacando que o Irã é "um dos maiores mercados para as exportações agrícolas brasileiras e, em breve, poderá voltar a ser o principal destino das exportações brasileiras no Oriente Médio."

Lula ressaltou a importância da numerosa delegação empresarial que acompanha Ahmadinejad - de 150 empresários - e disse que ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Miguel Jorge) chefiará missão brasileira ao Irã para identificar novas oportunidades de comércio, investimentos e cooperação.

O presidente brasileiro afirmou ainda que Irã e Brasil são países com "grande potencial energético" que vivem o desafio de desenvolver fontes alternativas de energia. "Pretendemos realizar em parceria projetos de geração de energia elétrica e vamos levar ao Irã a experiência brasileira com veículos movidos a gás e a etanol", disse Lula. Falou ainda da larga experiência brasileira em agropecuária, que poderá, segundo ele, ajudar o Irã a conquistar sua segurança alimentar.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Ajuste fiscal: Governo avalia propor ao Congresso trava para limitar crescimento de emendas

Haddad diz que corte de gastos 'não diz respeito a esse ou aquele ministério'

Em claro sinal de divergência, Secom critica proposta da Fazenda para mudança no seguro-desemprego

IPCA-15 de outubro acelera e fica em 0,54%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,47%