Economia

Diretor do FMI diz acreditar que toda a Europa terá desaceleração no crescimento

Já em análise sobre o Reino Unido em particular, Kammer destacou que o FMI irá avaliar a recalibração fiscal anunciada mais cedo

Diretor destacou, em entrevista coletiva, que o quadro macroeconômico dos países da Europa deverá estar alinhado para combater a inflação (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Diretor destacou, em entrevista coletiva, que o quadro macroeconômico dos países da Europa deverá estar alinhado para combater a inflação (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de outubro de 2022 às 16h55.

Última atualização em 14 de outubro de 2022 às 17h31.

O diretor do Departamento da Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alfred Kammer, acredita que toda a Europa deverá passar por uma desaceleração do crescimento. Segundo ele, países como Alemanha e Itália enfrentarão um período de recessão. Já países como a Espanha deverão escapar do risco.

Kammer destacou ainda, em entrevista coletiva, que o quadro macroeconômico dos países da Europa deverá estar alinhado para combater a inflação. "A inflação deve cair de forma constante no próximo ano, mas permanecerá significativamente acima da meta do banco central."

Já em análise sobre o Reino Unido em particular, Kammer destacou que o FMI irá avaliar a recalibração fiscal anunciada mais cedo.

A declaração vem no mesmo dia em que o ministro de Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, deixou o posto, a pedido da primeira-ministra Liz Truss.

O ministro era um dos principais responsáveis pelo plano fiscal do Reino Unido, mal recebido pelo mercado, e Truss também anunciou mudanças na iniciativa.

Veja também: 

Dirigente diz não ter dúvida de que Fed deverá elevar mais os juros nos EUA

Brasil cai para a 15ª posição no ranking da indústria global, mostra CNI

Acompanhe tudo sobre:economia-internacionalEuropaFMIUnião Europeia

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa