Economia

Diretor do Fed diz que entidade deve elevar juros nos EUA

Patrick Harker, membro votante do Fed neste ano, disse esperar que a inflação chegue à meta de 2 por cento do Fed neste ano ou no próximo

Federal Reserve: projeções mostram que autoridades do Fed esperam aumentar os juros três vezes neste ano (Kevin Lamarque/Reuters)

Federal Reserve: projeções mostram que autoridades do Fed esperam aumentar os juros três vezes neste ano (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 14h42.

Filadélfia - A economia dos Estados Unidos está de volta ao normal, o mercado de trabalho está saudável novamente e a inflação está avançando, disse nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, repetindo que espera o Fed eleve os juros três vezes neste ano.

"Dado o estado da economia, mais ou menos de volta ao normal, continuo a ver três altas modestas dos juros de 0,25 ponto percentual como apropriado para 2017, supondo que as coisas permaneçam nos trilhos," disse Harker em um discurso em que repetiu declarações recentes sobre economia e política.

Harker, membro votante neste ano, disse esperar que a inflação chegue à meta de 2 por cento do Fed neste ano ou no próximo.

Em parte, isso ocorre porque o mercado de trabalho está "mais ou menos de volta à saúde plena", mesmo enquanto ele continua a se apertar e os salários têm mais espaço para crescer, disse ele aos alunos da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.

O Fed elevou os juros duas vezes nos últimos dois anos, mas espera acelerar o ritmo de aperto agora que o desemprego, em 4,8 por cento, deve continuar impulsionando a inflação depois de anos abaixo da meta do banco central.

Projeções mostram que autoridades do Fed esperam aumentar os juros três vezes neste ano. A próxima reunião de política monetária é em meados de março.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJuros

Mais de Economia

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte