Economia

Dilma critica atuação do Federal Reserve

O Fed sinalizou recentemente que pretende reverter a política monetária frouxa adotada ao longo dos últimos anos nos Estados Unidos


	Dilma Rousseff e Barack Obama em reunião do G-20 na Rússia: Dilma criticou a má comunicação do banco americano sobre a mudança
 (REUTERS/Grigory Dukor)

Dilma Rousseff e Barack Obama em reunião do G-20 na Rússia: Dilma criticou a má comunicação do banco americano sobre a mudança (REUTERS/Grigory Dukor)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2013 às 11h48.

São Petersburgo, Rússia - A presidente Dilma Rousseff criticou a atuação do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que sinalizou recentemente que pretende reverter a política monetária frouxa adotada ao longo dos últimos anos nos Estados Unidos.

Em meio a uma confusão diplomática com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela suspeita de espionar o governo brasileiro, Dilma disse que "houve um problema de comunicação (do Fed) com o mercado".

Segundo Dilma, o tema foi debatido pelos membros da reunião de cúpula do G-20, em especial os países em desenvolvimento e emergentes.

"Isso foi muito insistido pelos países: para que houvesse melhor comunicação com os mercados e para que houvesse uma transição mais tranquila", disse, após observar que muitos países emergentes viram "perda de valor de ativos" com o início da sinalização de reversão da política monetária dos EUA.

"Ninguém ficou discutindo se cabia ou não cabia essa medida. Mudou a conjuntura. Foi dado que essa é uma decisão doméstica, mas que há spill over (transbordamento da medida). Não é uma avaliação de valor. É diferente, é um outro tipo de postura. Mas tem de tomar providência. Não pode nem comunicar mal, nem fazer uma transição abrupta", disse Dilma.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffFed – Federal Reserve SystemG20Mercado financeiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional