Economia

Dia das Mães deve abrir 30 mil vagas de temporários em SP

Segundo a pesquisa, devido à proximidade com a Páscoa, cerca de 26 mil temporários foram mantidos pelo comércio para o Dia das Mães

A estimativa é que, para 5,4 mil jovens (18%), a ocupação temporária será o primeiro emprego (Getty Images)

A estimativa é que, para 5,4 mil jovens (18%), a ocupação temporária será o primeiro emprego (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 16h09.

São Paulo - Cerca de 30 mil pessoas devem ser contratadas temporariamente para reforçar as vendas do Dia das Mães, de acordo com pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem). O número é 6,4% maior do que o de contratados no ano passado para o mesmo período.

Segundo a pesquisa, devido à proximidade com a Páscoa, cerca de 26 mil temporários foram mantidos pelo comércio para o Dia das Mães. O número total de temporários deve chegar a 56 mil trabalhadores. O levantamento mostra ainda que a maioria das vagas está nas áreas de atendimento, crediário, vendas, estoque, reposição, promoção de vendas, fiscalização de loja e de caixa, teleatendimento e embalagem.

O salário médio vai de R$ 900 a R$1,6 mil, com direito a vale-transporte e vale-refeição. Entre as exigências para o candidato à vaga temporária estão ensino médio completo, disponibilidade de horário, facilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação e dinamismo. De acordo com o estudo, 60% das vagas temporárias devem ser preenchidas por pessoas de 18 a 39 anos de idade. A estimativa é que, para 5,4 mil jovens (18%), a ocupação temporária será o primeiro emprego.

Segundo dados das entidades que encomendaram a pesquisa, no Dia das Mães do ano passado foram contratados 28,2 funcionários temporários, 8,5% a mais do que no ano anterior. Desses, 10% foram efetivados e 15% trabalharam com carteira assinada pela primeira vez.

Acompanhe tudo sobre:Dia das MãesEmpregosFeriados

Mais de Economia

Morre Ibrahim Eris, um dos idealizadores do Plano Collor, aos 80 anos

Febraban: para 72% da população, país está melhor ou igual a 2023

Petróleo lidera pauta de exportação do país no 3º trimestre

Brasil impulsiona corporate venturing para atrair investimentos e fortalecer startups