Economia

Desemprego na zona do euro é o maior desde 1998

O desemprego nos 17 países do bloco subiu para 10,4% em dezembro, taxa com ajustes sazonais igual à leitura revisada de novembro

É o maior nível desde junho de 1998, antes da introdução do euro, em 1999, segundo a Eurostat (Ralph Orlowski/Getty Images)

É o maior nível desde junho de 1998, antes da introdução do euro, em 1999, segundo a Eurostat (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 07h37.

Bruxelas - O desemprego na zona do euro alcançou o maior nível desde a introdução da moeda única, segundo dados divulgados nesta terça-feira, um dia após a promessa dos líderes da União Europeia de se concentrar em criar vagas para tentar estimular a lenta economia do continente.

O desemprego nos 17 países do bloco subiu para 10,4 por cento em dezembro, taxa com ajustes sazonais igual à leitura revisada de novembro, informou a agência de estatísticas Eurostat.

É o maior nível desde junho de 1998, antes da introdução do euro, em 1999, segundo a Eurostat.

Os números mostraram que mais 20 mil pessoas ficaram sem trabalho em dezembro contra o mês anterior, levando o total de desempregados para 16,5 milhões de pessoas. A taxa subiu de forma regular em 2011, com a estagnação do crescimento e a possibilidade de uma recessão.

Em outro sinal de divergência entre os destinos econômicos no bloco, a taxa de desemprego na Alemanha caiu a 6,7 por cento em janeiro, a menor desde que os números para o país unificado começaram a ser publicados.

O desemprego na Espanha, por outro lado, atingiu um novo recorde de 22,9 por cento em novembro e dezembro.

Nas 27 nações da UE, o número de desempregados tem aumentado regularmente desde a mínima de 7,1 por cento em 2008, alcançando 9,9 por cento em novembro e dezembro - ou cerca de 23,6 milhões de pessoas.

Economistas dizem que a taxa da UE pode alcançar 11 por cento até meados deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasDesempregoEmpregosEuropaNível de empregoUnião Europeia

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad