Economia

Desemprego cai e renda aumenta na Grã-Bretanha

Taxa de desempregou caiu para 5,8% em três meses completos no final de novembro. País tinha 1,91 milhão de pessoas sem emprego


	David Cameron em coletiva de imprensa: Grã-Bretanha tinha 1,91 milhão de pessoas sem emprego, 58.000 a menos que no período de junho a agosto
 (Oli Scarff/AFP)

David Cameron em coletiva de imprensa: Grã-Bretanha tinha 1,91 milhão de pessoas sem emprego, 58.000 a menos que no período de junho a agosto (Oli Scarff/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 11h04.

Londres - O desemprego caiu em novembro na Grã-Bretanha a seu nível mais baixo em seis anos, enquanto a renda real dos britânicos cresceu, duas boas notícias econômicas para o governo, a meses das eleições.

A taxa de desempregou caiu para 5,8% em três meses completos no final de novembro, anunciou nesta quarta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha (ONS, na sigla em inglês).

O país tinha 1,91 milhão de pessoas sem emprego, 58.000 a menos que no período de junho a agosto.

Além disso, o salário dos britânicos, sem contar os bônus, aumentou em 1,8% em um ano, o que significa que a renda real tem aumentado enquanto a inflação se situa em um nível muito baixo (0,5% em dezembro depois de 1,0% em novembro).

"A queda do desemprego é uma boa notícia. Mas além das estatísticas estão as histórias de pessoas que encontram a autoestima e um sentido em suas vidas", disse o primeiro-ministro conservador David Cameron.

O primeiro-ministro que governa a aliança com os democratas liberais, buscará um novo mandato nas eleições gerais previstas para o próximo maio.

Os empregos criados são "essencialmente pouco qualificados, mal pagos e precários", criticou Paul Kenny, secretário-geral do sindicato GMB.

"O PIB por habitante é de 3% a menos do que era em 2007 e é a razão pela qual os trabalhadores praticamente não tenham notado a recuperação", completou.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEuropaPaíses ricosReino Unido

Mais de Economia

Governo publica norma que suspende todos os acordos entre INSS e associações

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo