Economia

Desemprego avança 6,9% em março, apurou a FGV

A instituição ressaltou que famílias de todos os extratos de renda apresentaram uma piora acentuada em sua percepção do mercado de trabalho


	FGV: segundo a instituição, "o resultado sinaliza uma nova piora do mercado de trabalho em março"
 (Pedro Zambarda/EXAME.com)

FGV: segundo a instituição, "o resultado sinaliza uma nova piora do mercado de trabalho em março" (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2015 às 10h08.

Rio - O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) avançou 6,9% em março na comparação com o mês anterior, para 83,4 pontos, considerando os dados ajustados sazonalmente. Em fevereiro, o ICD subiu 1,2%.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), "o resultado sinaliza uma nova piora do mercado de trabalho em março".

"O ICD mostra um aumento do desemprego, motivado por demissões, o que é capturado pela piora da percepção das famílias em relação ao mercado de trabalho. Como as demissões estão se alastrando para o setor de serviços, que é intensivo em mão de obra, parece que as famílias passam a perceber mais facilmente essa piora. ", observou o pesquisador da FGV, Rodrigo Leandro de Moura.

A instituição ressaltou ainda que famílias de todos os extratos de renda apresentaram uma piora acentuada em sua percepção do mercado de trabalho, com destaque para aquelas pertencentes à classe média (cuja renda familiar está entre R$ 2.100 e R$4.800).

O ICD é construído a partir dos dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, da pergunta da Sondagem do Consumidor que procura captar a percepção sobre a situação presente do mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMercado de trabalhoDesempregoFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro