Economia

Descoberta de petróleo no mundo atingiu mínima recorde em 2016

Desaceleração da atividade no setor reflete a redução dos gastos de investimento em novos projetos, impulsionada pelos baixos preços do petróleo

Plataforma de petróleo (curraheeshutter/Thinkstock)

Plataforma de petróleo (curraheeshutter/Thinkstock)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de maio de 2017 às 15h57.

Última atualização em 10 de maio de 2017 às 17h44.

São Paulo - As descobertas globais de petróleo caíram para um mínimo recorde em 2016, atingindo 2,4 bilhões de barris, em comparação com uma média de 9 bilhões de barris por ano nos últimos 15 anos, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia.

Esta acentuada desaceleração da atividade no setor reflete a redução dos gastos de investimento em novos projetos, impulsionada pelos baixos preços do petróleo, duas tendências que devem continuar este ano, segundo a Agência.

Enquanto isso, o volume de explorações aprovadas para desenvolvimento no ano passado caiu para 4,7 bilhões de barris, 30% abaixo do ano anterior.

A queda histórica no setor traz uma preocupação adicional para a segurança energética global em um momento de maior risco geopolítico em alguns grandes países produtores, como a Venezuela, avalia a Agência.

O setor offshore, que representa quase um terço da produção de petróleo bruto e é um componente crucial dos suprimentos globais futuros, foi particularmente atingido pela desaceleração da indústria.

Em 2016, apenas 13% de todos os recursos convencionais sancionados eram offshore, em comparação com mais de 40% em média entre 2000 e 2015.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoMeio ambienteEnergia

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE