Economia

Demanda por voos no Brasil sobe 8,9%, oferta cresce 1,8%

Demanda de passageiros por voos domésticos no primeiro trimestre subiu em ritmo quase cinco vezes maior que a expansão da oferta de assentos


	Aviação:  taxa de ocupação das aeronaves no período foi de 79,6%, a maior desde 2005
 (Getty Images)

Aviação:  taxa de ocupação das aeronaves no período foi de 79,6%, a maior desde 2005 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 14h22.

São Paulo - A demanda de passageiros por voos domésticos no Brasil subiu em um ritmo quase cinco vezes maior que a expansão da oferta de assentos pelas companhias aéreas no primeiro trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em estratégia de contenção de despesas e aumento de rentabilidade, as companhias aéreas elevaram sua oferta em 1,8 por cento no primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, enquanto a demanda de passageiros por voos teve salto de 8,9 por cento. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves no período foi de 79,6 por cento, a maior desde 2005.

Considerando apenas março, a oferta doméstica apresentou recuo de 0,5 por cento enquanto a demanda subiu 8,2 por cento. O número de passageiros pagos transportados no mês passado atingiu 7,6 milhões, maior nível para o mês nos últimos 10 anos, segundo a Anac.

Em voos internacionais, a oferta recuou no trimestre 8,5 por cento enquanto a demanda caiu 0,5 por cento.

A TAM terminou março com participação de 38,12 por cento no mercado doméstico, recuo de 3,09 pontos percentuais sobre o primeiro trimestre de 2013. Enquanto isso, a Gol cresceu sua fatia em 1,85 ponto, para 36,61 por cento.

A participação da Azul cresceu de 11,81 para 16,66 por cento no período enquanto a Avianca avançou de 6,72 para 7,94 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAviaçãoAviõesAnac

Mais de Economia

Câmara aprova MP do setor elétrico que prevê abertura de mercado a consumidor

Caged: Brasil cria 213 mil empregos formais em setembro, acima do esperado

Congresso aprova PL que torna permanentes mudanças no Imposto de Renda

Comissão mista do Congresso aprova MP do setor elétrico com novas regras