Economia

Demanda por vôos domésticos cai em agosto, diz Abear

A oferta de assentos no mercado domésticos de aviação no mês de em agosto diminuiu 5,7% na comparação com julho


	Avião da TAM: a empresa liderou em agosto com 40,2% do mercado nos voos domésticos, seguida por Gol (34,1%)
 (Divulgação / TAM)

Avião da TAM: a empresa liderou em agosto com 40,2% do mercado nos voos domésticos, seguida por Gol (34,1%) (Divulgação / TAM)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 12h00.

São Paulo - A oferta de assentos no mercado domésticos de aviação no mês de em agosto diminuiu 5,7% na comparação com julho, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A demanda no País recuou 11,1% no período, o que levou a uma taxa de ocupação (load factor) de 74,2% em agosto, quando em julho o setor havia registrado 4,5 pontos porcentuais acima.

De acordo com a Abear, o número de passageiros transportados em voos domésticos somou 6,5 milhões, 6,6% abaixo do total registrado em julho. A oferta é medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK) enquanto a demanda é calculada em passageiros-quilômetro transportados (RPK).

A TAM liderou em agosto com 40,2% do mercado nos voos domésticos, seguida por Gol (34,1%), Azul/Trip (17,9%) e Avianca (7,8%). A Abear representa as quatro companhias. Os voos internacionais no País operados pelas companhias TAM e GOL registraram queda de 7,2% na oferta e baixa de 9% na demanda em agosto na comparação com julho. A taxa de ocupação resultante foi de 78,2% em agosto, ante 79,5% no mês anterior. No mercado internacional, a TAM lidera com 88,4% de participação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosVeículosAviaçãocompanhias-aereasTAMTransportesAviões

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025