Economia

Demanda por voo doméstico sobe 10,3% em março, diz Iata

Segundo a associação, o tráfego doméstico brasileiro aumentou no mês por conta das viagens de carnaval


	Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: a taxa de ocupação das operações domésticas pelo mundo chegou a 80,5% em março
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: a taxa de ocupação das operações domésticas pelo mundo chegou a 80,5% em março (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 12h07.

São Paulo - A demanda por voos domésticos no Brasil cresceu 10,3% em março quando comparada a igual período de 2013, informou, em nota à imprensa, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Esse resultado mais uma alta de 3,4% na oferta doméstica levou a uma taxa de ocupação dos voos domésticos das empresas brasileiras de 79,8%.

Segundo a Iata, o tráfego doméstico brasileiro aumentou no mês por conta das viagens de carnaval.

A associação, no entanto, ainda vê preocupações relacionadas à fraca situação econômica do País que pressiona para baixo a demanda doméstica.

No resultado mundial dos mercados domésticos a demanda - medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK) - subiu 4% em março, ante crescimento de 5,8% verificado em fevereiro em comparação a um ano antes.

Com alta de 4,9% na oferta de assentos, a taxa de ocupação das operações domésticas pelo mundo chegou a 80,5% em março.

Em relação às operações internacionais, a América Latina foi a única região do globo que apresentou alta na taxa de ocupação (load factor) quando comparada a março de 2013.

A taxa de ocupação das aeronaves das companhias da região passaram de 77% em março de 2013 para 78,8% em igual período deste ano.

"A perspectiva para as empresas da América Latina se mantêm positivas por conta da robusta performance de economias como Colômbia, Peru e Chile", afirmou a IATA.

No geral, informou a associação, a demanda pelos voos internacionais cresceu 2,6% em março deste ano ante mesmo mês de 2013. O resultado representa uma desaceleração ao crescimento de 5,4% registrado em fevereiro, ante um ano antes.

A demanda mais uma alta de 5,5% na oferta resultou em taxa de ocupação dos voos internacionais de companhias de todos os continentes 2,3 pontos porcentuais menor em março, para 78%.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteVeículosAviaçãoTransportestransportes-no-brasilAviões

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE