Economia

Demanda por crédito cresce 3,7% em 2016, diz Serasa Experian

Inflação alta, esforços do consumidor em reduzir suas dívidas e o elevado custo do crédito estão entre os fatores para o resultado divulgado

Crédito no Brasil: país registrou o quinto ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito (iStock/Thinkstock)

Crédito no Brasil: país registrou o quinto ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito (iStock/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 16 de janeiro de 2017 às 12h06.

São Paulo - A quantidade de pessoas que buscou crédito no ano passado cresceu 3,7 por cento ante 2015, informou a Serasa Experian nesta segunda-feira. Apenas em dezembro houve alta anual de 1,5 por cento, mas recuo de 13,6 por cento na comparação mensal.

"Apesar de positivo, foi o quinto ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito já que, no período de 2008 a 2011, o crescimento médio anual da procura do consumidor por crédito foi bem mais expressivo, de 7,1 por cento anuais, em média", destacou a empresa de informações de crédito.

Os economistas da Serasa Experian citaram a inflação ainda alta, os esforços do consumidor em reduzir suas dívidas e o elevado custo do crédito entre os fatores para o resultado ainda fraco de 2016.

Em relação à demanda por renda, a parcela dos que ganham até 500 reais teve o menor acréscimo, de 1,1 por cento, enquanto a maior alta demanda foi do grupo com renda mensal entre 1 mil e 2 mil reais, crescimento de 4,3 por cento.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraCréditoSerasa Experian

Mais de Economia

Lei da reciprocidade: 'Espero que ajude a acelerar o diálogo e a negociação' com os EUA, diz Alckmin

Governo Lula abre processo para aplicar Lei de Reciprocidade contra tarifaço dos EUA

Quando Trump quiser conversar, 'Lulinha paz e amor' estará aqui, diz presidente brasileiro

Open Finance já tem 70 milhões de contas e avança para portabilidade de crédito, diz Galípolo