Economia

Demanda por crédito cresce 3,7% em 2016, diz Serasa Experian

Inflação alta, esforços do consumidor em reduzir suas dívidas e o elevado custo do crédito estão entre os fatores para o resultado divulgado

Crédito no Brasil: país registrou o quinto ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito (iStock/Thinkstock)

Crédito no Brasil: país registrou o quinto ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito (iStock/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 16 de janeiro de 2017 às 12h06.

São Paulo - A quantidade de pessoas que buscou crédito no ano passado cresceu 3,7 por cento ante 2015, informou a Serasa Experian nesta segunda-feira. Apenas em dezembro houve alta anual de 1,5 por cento, mas recuo de 13,6 por cento na comparação mensal.

"Apesar de positivo, foi o quinto ano consecutivo de fraco desempenho da demanda do consumidor por crédito já que, no período de 2008 a 2011, o crescimento médio anual da procura do consumidor por crédito foi bem mais expressivo, de 7,1 por cento anuais, em média", destacou a empresa de informações de crédito.

Os economistas da Serasa Experian citaram a inflação ainda alta, os esforços do consumidor em reduzir suas dívidas e o elevado custo do crédito entre os fatores para o resultado ainda fraco de 2016.

Em relação à demanda por renda, a parcela dos que ganham até 500 reais teve o menor acréscimo, de 1,1 por cento, enquanto a maior alta demanda foi do grupo com renda mensal entre 1 mil e 2 mil reais, crescimento de 4,3 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Créditoeconomia-brasileiraSerasa Experian

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto