Economia

Demanda por aéreas cresceu 5,9% em agosto, diz Abear

A taxa de ocupação alcançou um recorde para agosto, mês tradicionalmente mais fraco, atingindo os 79,3%


	Avião da TAM: a companhia segue na liderança
 (Sergio Moraes/Reuters)

Avião da TAM: a companhia segue na liderança (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 11h18.

São Paulo - A demanda por transporte aéreo doméstico retomou o crescimento em agosto, após ter registrado uma baixa expansão durante o período da Copa, e apresentou crescimento de 5,9% em relação a agosto de 2013, informou, nesta terça-feira, 23, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais aéreas brasileiras (TAM, GOL, Azul e Avianca).

A Abear destacou que a taxa ficou próxima da registrada no acumulado de 8 meses, que é de 5,6%, o que mostra que nem toda a reprogramação de viagens do ano ficou concentrada no primeiro semestre.

Nos primeiros meses do ano, o setor registrou uma forte taxa de expansão, e a Abear indicou que o desempenho era resultado do adiantamento de compromissos de negócios e calendário corporativo, tendo em vista a Copa e as eleições.

Já a oferta seguiu controlada e mostrou um recuo de 0,9% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação alcançou um recorde para agosto, mês tradicionalmente mais fraco, atingindo os 79,3%, o que corresponde a uma expansão de 5,1 pontos porcentuais. No total, foram embarcados ao longo do mês passado 6,7 milhões de passageiros, alta de 4,1%.

Em participação de mercado, a TAM segue na liderança, pelo critério de RPK (passageiro-quilômetro transportado), respondendo por uma fatia de 39,1%, seguido pela Gol, com 35,6%, Azul (16,3%) e Avianca (9%) .

No mercado internacional, o crescimento da demanda também foi classificado como "surpreendente" para agosto, com uma expansão de 14,7%, bastante superior à demanda do mercado doméstico. Já a oferta foi ampliada em 5,2%, levando a taxa de ocupação a avançar 7,1 pontos porcentuais, para 85,3%, também um recorde histórico. No segmento, a TAM tem 84,7% do mercado, enquanto a Gol ficou com 15,3%. As duas empresas embarcaram juntas 433 mil passageiros no mês, 12,1% a mais que em agosto de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteVeículosAviaçãoTransportestransportes-no-brasilAviões

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis