Economia

Demanda doméstica por passagem aérea sobe 3% em setembro

No acumulado do ano até o mês passado, a demanda expandiu 5,9%


	Aviões da TAM: no segmento internacional, a TAM tem 85,7% do mercado
 (Bloomberg)

Aviões da TAM: no segmento internacional, a TAM tem 85,7% do mercado (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2014 às 11h02.

São Paulo - A demanda doméstica por passagens aéreas cresceu 3% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, divulgou na manhã desta terça-feira, 21, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais companhias aéreas brasileiras (TAM, Gol, Azul e Avianca).

No acumulado do ano até o mês passado, a demanda expandiu 5,9%. A demanda por voos domésticos no trimestre também avançou 3%.

A instituição destaca que houve um dia útil a mais em setembro de 2014 em relação ao mesmo mês do ano passado, o que impulsionou o resultado.

O trabalho das empresas para promoverem seus produtos e serviços em um momento de baixa no mercado corporativo também contribuiu para esse desempenho, considerado positivo pela entidade.

Já a oferta de voos domésticos registrou crescimento em setembro pela primeira vez desde janeiro, de 1,3% em relação ao mesmo período de 2013.

Com a demanda se expandindo ligeiramente acima, a taxa de ocupação seguiu em alta, de 1,3 pontos porcentuais, para 78,67%. No total, foram embarcados ao longo do mês passado 6,7 milhões de passageiros, alta de 3,8%.

Em participação de mercado, a TAM segue na liderança, pelo critério de RPK (passageiro-quilômetro transportado), respondendo por uma fatia de 38,4%, seguido pela Gol, com 35,3%, Azul (17,3%) e Avianca (9,1%).

No mercado internacional, o crescimento da demanda também foi classificado como "bastante positivo" para setembro, com uma expansão de 8,7%. Já a oferta foi ampliada em 1,8%, levando a taxa de ocupação a avançar 5,5 pontos porcentuais, para 85,4%. 

No segmento, a TAM tem 85,7% do mercado, enquanto a Gol ficou com 14,5%. As duas empresas embarcaram juntas 410 mil passageiros no mês, 7,6% a mais que em agosto de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteVeículosAviaçãoTransportesAviões

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis