Economia

Demanda do consumidor por crédito sobe 1,3% em agosto

Medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central impulsionaram os consumidores a buscar crédito com mais ímpeto


	Consumo: na comparação entre agosto e julho, houve aumento de 6,6% na busca por crédito
 (Getty Images)

Consumo: na comparação entre agosto e julho, houve aumento de 6,6% na busca por crédito (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 12h20.

São Paulo - A demanda do consumidor brasileiro por crédito teve alta de 1,3 por cento em agosto na comparação anual, informou a Serasa Experian nesta quinta-feira.

Economistas da Serasa escreveram em comunicado que "as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo Banco Central impulsionaram os consumidores a buscar crédito com um pouco mais de ímpeto ao longo do mês de agosto".

Entretanto, acrescentaram, o desempenho ante igual período do ano passado continua fraco "tendo em vista os juros mais elevados e o baixo grau de confiança do consumidor na economia".

Na comparação entre agosto e julho deste ano, houve aumento de 6,6 por cento na busca de consumidores por crédito. No acumulado do ano, porém, a procura por crédito caiu 5,2 por cento.

Na análise por faixas de renda, a procura por crédito entre consumidores com rendimentos de até 500 reais mensais despencou 19,5 por cento em agosto na comparação anual. Na próxima faixa de renda, no entanto, entre 500 reais e mil reais mensais, houve alta de 0,8 por cento.

A busca por crédito entre pessoas com rendimentos entre mil e 2 mil reais mensais cresceu 8,2 por cento em comparação com agosto do ano passado. Na faixa de renda entre 2 mil a 5 mil reais mensais a procura aumentou 2,6 por cento.

Já entre aqueles com renda entre 5 mil e 10 mil reais mensais, a procura por crédito caiu 2 por cento. A busca por crédito entre consumidores com mais de 10 mil reais de rendimentos mensais caiu 1,4 por cento, segundo dados da Serasa.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralConsumoCréditoMercado financeiro

Mais de Economia

Planalto quer que Haddad explique corte de gastos em pronunciamento em rádio e TV

Para investidor estrangeiro, "barulho local" sobre a economia contamina preços e expectativas

Qual estado melhor devolve à sociedade os impostos arrecadados? Estudo exclusivo responde

IPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%