Economia

Demanda de empresas por crédito tem pior resultado em 4 anos

Indicador de Demanda das Empresas por Crédito mostrou queda de 2,2 por cento no ano passado frente a 2015

Crédito: queda foi sentida principalmente nas médias e grandes empresas, que apresentaram recuo 12 por cento e de 10,4 por cento, respectivamente (Germano Luders/Exame)

Crédito: queda foi sentida principalmente nas médias e grandes empresas, que apresentaram recuo 12 por cento e de 10,4 por cento, respectivamente (Germano Luders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 12h47.

São Paulo - A demanda por crédito corporativo recuou em 2016, apresentando o pior resultado dos últimos quatro anos, em meio ao aprofundamento da recessão no país, conforme levantamento da empresa de informações de crédito Serasa Experian.

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito mostrou queda de 2,2 por cento no ano passado frente a 2015, quando houve recuo de 1,9 por cento.

Economistas da entidade citaram que o quadro econômico, o reduzido patamar da confiança empresarial e as taxas de juros ainda bastante elevadas pesaram negativamente sobre a procura das empresas por crédito no ano passado.

A queda foi sentida principalmente nas médias e grandes empresas, que apresentaram recuo 12 por cento e de 10,4 por cento, respectivamente. As micro e pequenas empresas tiveram baixa de apenas 1,7 por cento.

Todos os setores econômicos pesquisados no levantamento da Serasa Experian apresentaram queda na demanda por crédito em 2016, com o a indústria à frente, com declínio de 5 por cento, seguida por comércio (-3,6 por cento) e serviços (-0,1 por cento).

Entre as regiões, houve alta apenas na Região Sul, com acréscimo de 0,8 por cento na demanda por crédito no ano passado. O Norte apresentou a maior contração de 5,6 por cento, seguido por Centro-Oeste (-2,3 por cento); Nordeste (-2,4 por cento) e Sudeste (-1,2 por cento).

Acompanhe tudo sobre:Créditoeconomia-brasileiraEmpresas

Mais de Economia

Câmara aprova urgência para projeto da 'reciprocidade' em resposta ao tarifaço de Trump

Pagamento do 13º de aposentados não será em abril, diz Tebet

Tarifaço de Trump preocupa governo, pode impactar inflação global e elevar desemprego, diz Tebet

Banco Central quer entregar inovações no Pix, diz Galípolo ao comemorar 60 anos da instituição