Economia

Demanda das empresas por crédito registra alta, aponta Serasa

A alta foi de 2,9% no acumulado deste ano

As grandes empresas foram as que mais buscaram crédito no mês de novembro, com uma alta de 2% ante outubro (Germano Luders)

As grandes empresas foram as que mais buscaram crédito no mês de novembro, com uma alta de 2% ante outubro (Germano Luders)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 11h25.

São Paulo - A demanda das empresas brasileiras por crédito registra alta de 2,9% no acumulado deste ano, considerando os meses de janeiro a novembro, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. A procura por crédito no mês de novembro, em relação a outubro, caiu 0,1%. Essa ligeira redução do indicador é praticamente nula se comparada às duas quedas anteriores, quando o índice teve recuos de 6,7% (setembro) e 4,2% (outubro). Na comparação com novembro de 2010, a procura subiu 0,8%.

Na análise por porte, as grandes empresas foram as que mais buscaram crédito no mês de novembro, com uma alta de 2% ante outubro. Em seguida aparecem as médias, com crescimento de 1,2% de um mês para o outro. O único segmento que registrou queda foram as micro e pequenas empresas, com uma baixa de 0,2%.

Se consideradas as regiões do país, somente a Sudeste e a Sul apresentaram queda na demanda de um mês para o outro, com recuos de 0,9% e 0,2%, respectivamente. As demais apresentaram altas no índice, sendo a maior delas a Nordeste, com elevação de 2,3%. A Centro-Oeste subiu 0,5% e a Norte, 0,4%.

Segundo economistas da Serasa, apesar do atual processo de redução da taxa básica de juros (Selic), a desaceleração interna e o quadro conjuntural externo adverso ainda pesaram desfavoravelmente sobre a busca das empresas por crédito, mantendo-a em estagnação no mês de novembro.

Acompanhe tudo sobre:CréditoEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianSerasa Experian

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira