Economia

Demanda brasileira por voos cai 11,7% em outubro, diz Latam

O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 56% do tráfego total de passageiros no mês

Latam: ao longo do mês de outubro, a Latam transportou nos voos domésticos nacionais 2,392 milhões de passageiros (Facebook/LATAM Airlines/Divulgação)

Latam: ao longo do mês de outubro, a Latam transportou nos voos domésticos nacionais 2,392 milhões de passageiros (Facebook/LATAM Airlines/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 12h16.

São Paulo - O Grupo Latam Airlines divulgou nesta segunda-feira, 14, suas estatísticas preliminares de tráfego para outubro de 2016.

A demanda por voos domésticos no Brasil, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), recuou 11,7% no mês passado em relação a outubro de 2015.

Já a oferta, medida em assentos quilômetros disponíveis (ASK), caiu 12,0%, na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação avançou 0,3 ponto porcentual no período, para 82,4%.

Ao longo do mês de outubro, a Latam transportou nos voos domésticos nacionais 2,392 milhões de passageiros, o que corresponde a uma queda de 9,4% frente ao mesmo mês do ano passado.

Apesar do fraco desempenho da companhia aérea no Brasil, em todo sistema Latam, incluindo os voos domésticos nos demais países em que opera e os voos internacionais, a queda foi menos intensa: o tráfego de passageiros diminuiu 0,2%, enquanto a oferta cedeu 1,7%.

Como resultado, a taxa de ocupação para o mês aumentou 1,2 ponto porcentual, alcançando 85,6%.

O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 56% do tráfego total de passageiros no mês.

Neste segmento, a demanda cresceu 3,5% em outubro, enquanto a oferta ampliou-se em 1,5%, levando a taxa de ocupação a subir 1,8 p.p. ante igual mês de 2015, para 88,6%.

Já a operação doméstica em países de língua espanhola (Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia) registrou um avanço de 7,6% da demanda e de 6,6% na oferta.

Com isso, a taxa de ocupação subiu 0,8 p.p. em relação ao mesmo período de 2015, para 81,7%.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoLatam

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China