Economia

Déficit espanhol sobe 1% e chega a 2,38% do PIB

O déficit do país em abril atingiu os 25 bilhões de euros


	Moedas e notas de Euro: em todo o ano, o déficit da administração central do Estado deveria subir para 3,7% do PIB 
 (REUTERS/Ints Kalnins)

Moedas e notas de Euro: em todo o ano, o déficit da administração central do Estado deveria subir para 3,7% do PIB  (REUTERS/Ints Kalnins)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2013 às 12h14.

Madri - A Espanha registrou, no fechamento do mês de abril, um déficit equivalente a 2,38% do PIB - 25 bilhões de euros -, o que representa 1% a mais do que o registrado no mesmo período de 2012.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Fazenda e de Administrações Públicas, em termos de caixa, que registra receitas e os pagamentos quando efetivamente foram realizados, o déficit chegou em abril a 17,404 bilhões (1,66% do PIB), o que representa um aumento de 89,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A pasta explica que este aumento se deve à alta de 10,6% nas despesas financeiras, para 12,591 bilhões; aos aumentos de 49% nas transferências à seguridade social e de 44,2% aos órgãos autônomos, fundamentalmente ao Serviço Público de Emprego Estatal (SPEE).

As receitas líquidas não financeiras, uma vez descontada a participação das administrações territoriais nas receitas do Estado, diminuíram 11,1% na comparação com abril de 2012, com um valor de 40,648 bilhões.

Os pagamentos não financeiros atingiram o número de 58,052 bilhões, o que representa um aumento de 5,7%.

Em todo o ano, segundo as últimas previsões macroeconômicas do governo, o déficit da administração central do Estado deveria subir para 3,7% do PIB (o da Seguridade Social para 1,4%, o das Comunidades Autônomas para 1,2% e o das corporações locais a zero) para conseguir um objetivo conjunto de 6,3% do PIB.

Por outro lado, a Seguridade Social registrou até abril um saldo positivo de 7,275 bilhões de euros, o equivalente a 0,69% do PIB, o que representa uma queda de 3,1% em relação ao superávit obtido no mesmo período de 2012, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério de Emprego e Seguridade Social. 

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China