Economia

Déficit de regiões espanholas alcança 1,4% do PIB

Considerando a ajuda do Estado às regiões, o déficit foi de 0,93% do PIB em setembro


	Bandeira da Espanha em Madri, capital do país: Asturias e o País Basco foram as duas únicas regiões que tiveram superávit orçamentário de 0,63% e 0,25%, respectivamente
 (Andrea Comas/Reuters)

Bandeira da Espanha em Madri, capital do país: Asturias e o País Basco foram as duas únicas regiões que tiveram superávit orçamentário de 0,63% e 0,25%, respectivamente (Andrea Comas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 19h04.

O déficit das 17 regiões espanholas alcançou 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em setembro, sem contar as ajudas do Estado, anunciou nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Cristóbal Montoro, acrescentando que o objetivo de 1,5% para 2012 poderá ser cumprido.

Considerando a ajuda do Estado às regiões, o déficit foi de 0,93% do PIB em setembro, disse o ministro em coletiva de imprensa.

"É uma prova o objetivo do déficit pode ser cumprido", disse Montoro.

Múrcia e Navarra são as regiões que mais se afastaram do objetivo, com um déficit de 2,23% e 2,04%, respectivamente, apesar de o ministro ter dito que cumpririam suas metas.

Asturias e o País Basco foram as duas únicas regiões que tiveram superávit orçamentário de 0,63% e 0,25%, respectivamente.

Em 2011, as regiões registraram um déficit de 3,3% do PIB que contribuiu para o déficit geral da Espanha de 8,9%, superior aos 6% prometidos às autoridades europeias.

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoEspanhaEuropaPiigs

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China