Usina de etanol: escolha por fevereiro para implementar aumento da mistura é estratégica (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 1 de dezembro de 2014 às 18h30.
São Paulo - O presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, confirmou nesta segunda-feira, 01, que o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina deverá entrar em vigor em fevereiro, como havia adiantado mais cedo ao Broadcast o presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Miguel Rubens Tranin.
Segundo Rocha, o anúncio deverá ser feito ainda neste mês, para que todas as contratações de biocombustível, necessárias para atender ao aumento de demanda, sejam feitas com tempo hábil.
O mais provável, segundo ele, é que o anúncio da data ocorra no dia 12 de dezembro, quando será realizada nova reunião da Mesa Tripartite, coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e que reúne integrantes do governo, de distribuidores de combustíveis e da cadeia produtiva de açúcar e álcool.
Nesta data, o governo terá em mãos os números fechados de produção de etanol referentes à safra deste ano no Centro-Sul do país.
Em termos práticos, o processamento terminou ontem na região, que começa agora a entressafra, até março.
De acordo com Rocha, se o governo achar que os números ainda não oferecem garantias de abastecimento, poderá adiar o anúncio.
Amanhã, representantes do setor sucroenergético, incluindo o próprio presidente do Fórum Nacional, se encontrarão com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no período da tarde, para discutir a questão.
Rocha não descarta que Mercadante informe amanhã a data em que o porcentual de anidro na gasolina passará de 25% para 27,5%.
A escolha por fevereiro para implementar o aumento da mistura é estratégica porque algumas usinas já estarão processando a próxima safra.
A retomada da produção reduz eventual risco de desabastecimento de anidro para atender à demanda adicional.