Economia

Custo de vida da classe média de SP subiu 0,24% em maio

De acordo com os especialistas da Ordem dos Economistas do Brasil, alta do custo de vida foi pressionada pelos Grupos Alimentação e Saúde


	Supermercado: grupos Alimentação e Saúde contribuíram com praticamente 73% na variação do índice
 (Getty Images)

Supermercado: grupos Alimentação e Saúde contribuíram com praticamente 73% na variação do índice (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 16h54.

São Paulo - O custo de vida da classe média paulistana aumentou 0,24% em maio, mas mostra desaceleração no ritmo de alta em relação a abril, quando o Índice do Custo de Vida da Classe Média (ICVM) registrou aumento de 0,59%.

De acordo com os especialistas da Ordem dos Economistas do Brasil, entidade responsável pelo cálculo do índice, a alta do custo de vida foi pressionada pelos Grupos Alimentação e Saúde, que contribuíram com praticamente 73% na variação do índice.

"Tivemos um deflação de 0,17% no grupo Transportes, devida basicamente à queda de 4,30% do etanol", dizem os analistas da Ordem.

No grupo Habitação, houve um aumento de 0,10% em maio. Neste grupo, o destaque ficou por conta da queda de 11,02% nas tarifas de água e esgoto em decorrência dos descontos concedidos governo de São Paulo nas contas da Sabesp.

De janeiro a maio o ICVM subiu 3,50% e no período de 12 meses até maio acumula alta de 6,53%. Essa é a segunda vez que o ICVM de 12 meses supera o teto da meta de inflação de 6,5% pelo IPCA.

O ICVM mede o custo de vida das famílias paulistanas com renda mensal de 10 a 39 salários mínimos e abrange 20% da população da capital paulista e 40% da massa consumidora.

Acompanhe tudo sobre:Classe médiaCusto de vidaPreços

Mais de Economia

Explosões em Brasília elevam incertezas sobre pacote fiscal e sobre avanço de projetos no Congresso

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20