Economia

Cruzeiro do Sul é caso isolado no Brasil, garante BC

Anthero Meirelles, diretor do BC, diz que banco é uma “instituição pequena, sem relevância, sem interconectividade, e sem nenhuma implicação sistêmica”


	Sede do Banco Central: diretor diz que Cruzeiro do Sul foi questão isolada
 (Divulgação/Banco Central)

Sede do Banco Central: diretor diz que Cruzeiro do Sul foi questão isolada (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 16h41.

São Paulo - O problema do Banco Cruzeiro do Sul não tem relação com o restante do sistema bancário, segundo Anthero Meirelles, diretor de Fiscalização do Banco Central. “Não temos problema crônico em nenhum segmento de banco. O caso Cruzeiro do Sul é um caso isolado”, disse o diretor em entrevista coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira do BC, destacando que o problema foi detectado antes que se tornasse maior.

Em setembro, após fracassarem as negociações para a sua venda, o Banco Cruzeiro do Sul foi liquidado pelo BC. O problema na instituição começou em junho, quando o BC informou a descoberta de indícios de fraude nas suas contas.

Meirelles defende que o que aconteceu com o Cruzeiro do Sul não representa risco para o conjunto do sistema bancário. “O Cruzeiro do Sul é uma instituição pequena, sem relevância, sem interconectividade, não tem nenhuma implicação sistêmica”, disse o diretor. O segmento de bancos pequenos e médios representa cerca de 15% do sistema financeiro e tem Índice de Basiléia acima da média nacional, segundo Meirelles.

No mesmo dia em que foi anunciada a liquidação do Cruzeiro do Sul, o BC anunciou mudanças nas regras dos depósitos compulsórios. Para Anthero Meirelles, a tendência, após as mudanças é que a liquidez se espalhe mais no sistema.

“Vários bancos pequenos e médios reforçaram sua base de capital, em função da maior restrição de liquidez, seja por algum evento do sistema ou pela aversão ao risco”, disse. O diretor afirmou que também foram formadas parcerias entre bancos pequenos e médios e os grandes.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBanco Cruzeiro do SulBancosBancos médiosBancos quebradosEmpresasFinançasMercado financeiro

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje