Economia

Croácia e Brasil falam em potencializar relações econômicas

Antonio Patriota afirmou que Brasil deseja aumentar comércio com o país europeu especialmente nos campos dos produtos agrícolas e energia


	O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: "como membro da União Europeia, a Croácia se tornou um dos parceiros estratégicos do Brasil", afirmou
 (Antonio Cruz/ABr)

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: "como membro da União Europeia, a Croácia se tornou um dos parceiros estratégicos do Brasil", afirmou (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 12h48.

Zagreb - As relações econômicas entre Croácia e Brasil têm um grande futuro, especialmente agora, quando o país balcânico integra a União Europeia (UE), concordaram nesta terça-feira em Zagreb os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da Croácia, Vesna Pusic.

"O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Agora, como país membro da UE, a Croácia entra em uma relação de parceiros econômicos e comerciais especiais com o Brasil e a América Latina", declarou Pusic em um pronunciamento com Patriota à imprensa.

"O ministro Patriota se reunirá durante esta visita com os chefes dos quatro estaleiros croatas", disse Pusic, acrescentando que o Brasil também está interessado na prospecção de petróleo e de gás nos mar Adriático.

Pusic ressaltou que as possibilidades para desenvolver as relações entre os dois países são "enormes".

Patriota, por sua vez, confirmou que o Brasil tem interesse nos estaleiros croatas, mas não entrou em detalhes.

O ministro afirmou que o país deseja aumentar seu comércio com a Croácia, especialmente nos campos dos produtos agrícolas e a energia, assim como promover a cooperação científico-tecnológica.

"Como membro da União Europeia, a Croácia se tornou um dos parceiros estratégicos do Brasil", acentuou, parabenizando o país por sua entrada no bloco ontem.

Patriota é o primeiro chanceler do Brasil a visitar a Croácia, e o primeiro titular das Relações Exteriores que visita a Croácia desde que o país balcânico entrou na UE.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAntonio PatriotaCroáciaDados de BrasilEuropaItamaratyMinistério das Relações ExterioresPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosUnião Europeia

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje