Economia

Croácia e Brasil falam em potencializar relações econômicas

Antonio Patriota afirmou que Brasil deseja aumentar comércio com o país europeu especialmente nos campos dos produtos agrícolas e energia


	O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: "como membro da União Europeia, a Croácia se tornou um dos parceiros estratégicos do Brasil", afirmou
 (Antonio Cruz/ABr)

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota: "como membro da União Europeia, a Croácia se tornou um dos parceiros estratégicos do Brasil", afirmou (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 12h48.

Zagreb - As relações econômicas entre Croácia e Brasil têm um grande futuro, especialmente agora, quando o país balcânico integra a União Europeia (UE), concordaram nesta terça-feira em Zagreb os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da Croácia, Vesna Pusic.

"O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Agora, como país membro da UE, a Croácia entra em uma relação de parceiros econômicos e comerciais especiais com o Brasil e a América Latina", declarou Pusic em um pronunciamento com Patriota à imprensa.

"O ministro Patriota se reunirá durante esta visita com os chefes dos quatro estaleiros croatas", disse Pusic, acrescentando que o Brasil também está interessado na prospecção de petróleo e de gás nos mar Adriático.

Pusic ressaltou que as possibilidades para desenvolver as relações entre os dois países são "enormes".

Patriota, por sua vez, confirmou que o Brasil tem interesse nos estaleiros croatas, mas não entrou em detalhes.

O ministro afirmou que o país deseja aumentar seu comércio com a Croácia, especialmente nos campos dos produtos agrícolas e a energia, assim como promover a cooperação científico-tecnológica.

"Como membro da União Europeia, a Croácia se tornou um dos parceiros estratégicos do Brasil", acentuou, parabenizando o país por sua entrada no bloco ontem.

Patriota é o primeiro chanceler do Brasil a visitar a Croácia, e o primeiro titular das Relações Exteriores que visita a Croácia desde que o país balcânico entrou na UE.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAntonio PatriotaCroáciaDados de BrasilEuropaItamaratyMinistério das Relações ExterioresPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosUnião Europeia

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'