Da esquerda para a direita: Gustavo Franco (Emílio Orciollo Netto), FHC (Norival Rizzo) e Pedro Malan (Tato Gabus Mendes) (GloboFilmes/Divulgação)
João Pedro Caleiro
Publicado em 20 de março de 2017 às 15h56.
Última atualização em 20 de março de 2017 às 16h39.
São Paulo - A moeda brasileira virou filme.
"Real - O Plano por Trás da História" tem estreia prevista para o dia 18 de maio e acaba de ganhar o seu primeiro trailer.
O filme foi inspirado no livro “3.000 Dias no Bunker – Um Plano na Cabeça e um País na Mão”, lançado em 2010 pelo jornalista Guilherme Fiuza.
O ex-presidente Itamar Franco é interpretado por Bemvindo Sequeira. Em maio de 1993, ele convidou Fernando Henrique Cardoso (Norival Rizzo) para ser seu quarto ministro da Fazenda.
FHC reuniu uma equipe encarregada de formular uma solução para a hiperinflação, que acabaria acontecendo através da introdução inovadora de uma moeda paralela de transição (a URV).
O filme conta essa história com foco no economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, interpretado por Emílio Orciollo Netto.
"Não fui o primeiro lugar e estudei tanto pra passar a vida corrigindo prova de aluno comunista", diz o personagem, que era professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.
Também estão presentes outros economistas do time como Pérsio Arida (Guilherme Weber), Edmar Bacha (Giulio Lopes) e André Lara Resende (Wladimir Candini).
Tato Gabus Mendes interpreta Pedro Malan, na época presidente do Banco Central e que se tornaria Ministro da Fazenda logo em seguida.
Também são abordadas questões como a rejeição ao Plano na época por setores importantes da política, como o Partido dos Trabalhadores (PT).
Completam o elenco nomes como Cássia Kis Magro, Paolla Oliveira, Kleber Toledo e Juliano Cazarré. A direção é de Rodrigo Bittencourt, da comédia Totalmente Amigos, com produção da Globo Filmes.
Veja o trailer: