Economia

Crescimento do PIB no Brasil superou expansão nos EUA

Rio de Janeiro - O crescimento de 2,7% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ao em relação ao quarto trimestre de 2009 colocou o país no primeiro lugar de um ranking de 17 países que tiveram o desempenho econômico avaliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje (8). O Canadá foi […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O crescimento de 2,7% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ao em relação ao quarto trimestre de 2009 colocou o país no primeiro lugar de um ranking de 17 países que tiveram o desempenho econômico avaliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje (8).

O Canadá foi o segundo da lista, com alta de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo país. Depois vieram a Suécia (1,4%), o Japão (1,2%) e Portugal (1%). A economia dos Estados Unidos cresceu 0,8% nessa base de comparação e o Chile foi o último colocado, com queda de 1,5%. Também apresentaram taxa negativa o México (-0,4%) e a Grécia (-0,8%).

"Apesar de esse ranking mostrar o Brasil como o país que mais cresceu, temos que levar em conta o valor corrente da produção, que ainda é pequeno se compararmos com a economia norte-americana, por exemplo. No caso do Chile, a destruição causada pelo terremoto no ano passado pesou bastante no desempenho da economia", afirmou a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

O instituto também comparou o crescimento do PIB brasileiro com os da China, da Índia e da Rússia, que juntos compõem o grupo de países emergentes, o chamado BRIC. A base de comparação foi o primeiro trimestre de 2010 com o primeiro trimestre de 2009 e a economia da China foi a que mais cresceu, com alta de 11,9%, seguida pela do Brasil, com 9%, a da Índia, com 8,6%, e a da Rússia, com 4,5%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'