Economia

Crédito habitacional: "A ideia é papel zero", diz presidente da Caixa sobre financiamentos

Em entrevista exclusiva à EXAME, Carlos Vieira afirma que aproximação com fintechs permitirá digitalização total dos processos

Carlos Vieira: presidente da Caixa quer digitalizar todo o processo de concessão de crédito imobiliário (Germano Luders/Exame)

Carlos Vieira: presidente da Caixa quer digitalizar todo o processo de concessão de crédito imobiliário (Germano Luders/Exame)

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 06h07.

Última atualização em 16 de novembro de 2023 às 12h42.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou, em entrevista exclusiva à EXAME, que uma das metas de sua gestão será conceder crédito habitacional de maneira digital, sem a necessidade de apresentação de papéis nas agências bancárias.

Leia aqui a íntegra da entrevista

Segundo ele, várias fintechs estão no mercado e fazem esse processo de maneira digitalizada e estão em conversa com o banco público.

“Na habitação, por exemplo, nós temos novas fintechs atuando em São Paulo junto à moradia popular, com um sistema totalmente digital, moderno e nós estamos querendo convidar essas fintechs para fazer parte de um hub que a gente quer criar. Essas fintechs vão entrar como parceiras nesse negócio", afirmou. "É a maneira de trazer um novo pensamento, uma nova economia para dentro da Caixa. A ideia é papel zero.

Até o terceiro trimestre de 2023, o saldo da carteira de crédito imobiliário chegou a R$ 707,9 bilhões, um crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com isso, o banco público atingiu 68,8% de participação de mercado no financiamento para a habitação.

Acompanhe tudo sobre:CaixaCréditomercado-imobiliarioHabitação no Brasil

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa