Economia

65% concordam com idade mínima para aposentadoria, diz CNI

Segundo uma pesquisa Ibope para a CNI, 85% das pessoas não gostaria de pagar mais impostos para manter as atuais regras da aposentadoria


	Aposentadoria: 65% dos entrevistados em pesquisa Ibope para CNI concordam com idade mínima para aposentadoria.
 (Michael Blann/Thinkstock)

Aposentadoria: 65% dos entrevistados em pesquisa Ibope para CNI concordam com idade mínima para aposentadoria. (Michael Blann/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2016 às 13h11.

Brasília - Pesquisa "Retratos da Sociedade Brasileira", do Ibope Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 85% dos entrevistados discordariam e apenas 11% concordariam em pagar mais impostos para manter as atuais regras de aposentadoria.

Do total 2% não concordam nem discordam e o mesmo porcentual não soube ou não respondeu. O levantamento, divulgado apenas nesta quarta-feira, 18, pela CNI, foi feito com 2002 entrevistados de 143 municípios brasileiros entre 4 e 7 de dezembro do ano passado.

A pesquisa apontou que 75% dos que responderam à pesquisa discordam que os trabalhadores se aposentem cada vez mais tarde, diante de um cenário brasileiro com as pessoas vivendo até idades mais avançadas.

No entanto, 65% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria.

O levantamento apontou conhecimento dos brasileiros sobre as regras de aposentadoria desiguais para os trabalhadores brasileiros e mostrou que 76% entendem que algumas pessoas podem se aposentar com regras diferentes.

Diante disso, 72% dos entrevistados defenderam a equiparação de regras de aposentadoria para todos trabalhadores.

"A reforma da Previdência Social é necessária para dar sustentabilidade aos benefícios e reduzir a pressão sobre as contas públicas. O envelhecimento da população torna inviável a manutenção das regras atuais. O País precisa enfrentar esse problema para garantir a capacidade do governo de pagar as aposentadorias e pensões para os brasileiros", informou Robson Braga Andrade, presidente da CNI.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoAposentadoria

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço