Economia

Coronavírus leva moral empresarial na Alemanha a mínima recorde

Interrupção de comércio global pela pandemia causou um grande impacto nas fábricas alemãs e bloqueio doméstico brecou gasto dos consumidores

Alemanha: Instituto Ifo diz que índice de clima empresarial caiu para 74,3 em abril, ante 85,9 em março (Sean Gallup/Getty Images)

Alemanha: Instituto Ifo diz que índice de clima empresarial caiu para 74,3 em abril, ante 85,9 em março (Sean Gallup/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 24 de abril de 2020 às 12h12.

Última atualização em 24 de abril de 2020 às 13h59.

O sentimento empresarial alemão teve, em abril, a queda mais dramática já registrada, tocando uma mínima desde a reunificação à medida que a pandemia de coronavírus leva a maior economia da Europa para uma profunda recessão.

O instituto Ifo informou nesta sexta-feira (24) que seu índice de clima empresarial para empresas de toda a economia caiu para 74,3 em abril, ante 85,9 em março, dado revisado para baixo. Uma pesquisa da Reuters com economistas apontava uma queda para 80,0.

"O sentimento das empresas alemãs é catastrófico", afirmou o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado. "A crise do coronavírus está golpeando a economia alemã com fúria... A demanda por produtos industriais entrou em colapso."

Como potência de exportação da Europa, a interrupção do comércio global pela pandemia arrasou as fábricas alemãs, enquanto as medidas de bloqueio doméstico para conter o vírus esmagaram os gastos dos consumidores.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCoronavírusCrises em empresas

Mais de Economia

Haddad diz que manutenção do arcabouço fiscal 'depende muito mais do Congresso Nacional'

Cobrança de IOF vai desestimular aportes em planos de previdência do tipo VGBL, dizem especialistas

Governo Lula adotou ao menos 25 medidas que aumentam arrecadação de impostos desde 2023

Giro do dia: impacto do IOF, INSS e descontos, Sebastião Salgado e Trump versus celulares